Ganhar Dinheiro na Internet

Marketing Multicanal: O que quero, quando quero e onde quero!

Nenhum comentário
O Marketing Multicanal está a tornar-se uma necessidade premente, tal é o crescimento do número de canais disponíveis para comunicar. Estamos numa era em que vivemos praticamente online.
Quantas vezes costuma usar o seu o telefone fixo de casa? Quando foi a última vez que leu a publicidade amarrotada no seu correio postal em vez de a deitar logo ao lixo? Agora pense na frequência com que consulta o email. Já imaginou andar o dia todo sem telemóvel? E quantas horas passa no Facebook, Twitter ou LinkedIn?

Há alguns anos, a televisão e o marketing directo eram os canais de marketing outbound privilegiados, enquanto que o marketing inbound se limitava aos call centers e às lojas. Mas a Internet mudou tudo isso. Mudou hábitos. Mudou comportamentos. É difícil conjugar verbos como comer, trabalhar, ler, pagar, recrutar e socializar sem ela. Mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços.
Agora nós, consumidores, temos mais opções e expectativas mais elevadas. Queremos tudo o que nos agrada no momento em que nos agrada. E as marcas têm de acompanhar esta evolução. Não só usamos mais as novas tecnologias, como o fazemos ao mesmo tempo: email, telemóvel e redes sociais praticamente em simultâneo. Estamos cientes de que os marketeers recolhem os nossos dados para saberem quando estamos online, onde clicamos, o que compramos e muito mais. E, no fundo, esperamos que estes dados os ajudem a disponibilizar-nos tudo o que precisamos, pois não queremos mais telefonemas de call centers!

 
Mas, hoje em dia, não basta enviar a mensagem certa às pessoas certas no timing mais adequado. É preciso fazer-lhes chegar essa informação através dos canais mais adequados! E com o crescimento exponencial de novas tecnologias e aplicações, esperamos encontrar informação relevante não só no nosso email mas também no nosso telemóvel e na nossa rede social favorita (ou em qualquer outro canal que decidamos utilizar). Os marketeers têm agora de prever o maior número de interacções possíveis, pois já não mandam nas regras do jogo. A utilização e integração dos novos canais de marketing faz-se online com base nas nossas preferências e comportamentos.
Quer um exemplo de Marketing Multicanal? Imagine que está de férias no Algarve mas vive noutra parte do país. Um dia, vê no seu email uma newsletter sobre o jogo que a selecção portuguesa vai ter no Estádio do Algarve. Uns minutos depois de ler, o Cristiano Ronaldo telefona a convidá-lo pessoalmente para o jogo! Como é que isso aconteceu? Simples: foi configurado o envio automático de uma chamada telefónica com uma mensagem de Ronaldo apenas às pessoas que estão no Algarve quando abriram a newsletter sobre o jogo!
Este exemplo, apresentado pela plataforma de marketing multicanal E-goi, é uma excelente indicação do tipo de comunicação integrada que as empresas e marcas já estão a usar para se relacionarem connosco. Afinal, como vê, agora é o consumidor que dita as regras do jogo!
OBS: este artigo foi originalmente escrito pela empresa E-goi. O objectivo que pretendo é divulgar um projecto inovador 100% Português.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

texte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...